segunda-feira, 3 de julho de 2017

Imposto de Renda



O imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza IR, é o tributo que incide sobre o produto do capital ou trabalho das pessoas. O motivo que gera sua ocorrência é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda. Isso significa, na prática, que ele recai sobre seus rendimentos ou como próprio nome já diz proventos de qualquer natureza, do salário a herança.

A tributação de imposto de renda no Brasil segue o principio da progressividade, quanto mais se ganha, mais se paga. Isso significa que a alíquota de imposto é diretamente proporcional ao rendimento do contribuinte.
A receita federal criou, então, a tabela progressiva de IR, contendo faixas de contribuição, cada um com seu respectivo redutor.
Devem declarar o imposto de renda todas as pessoas que possuem algum tipo de rendimento, seja fruto de trabalho ou resultado de disponibilidade jurídica, sejam funcionários com carteira assinada ou profissionais autônomos, são contribuintes do IR.

Tabela de desconto de Imposto de Renda:

























É seu direito


A Lei 13.257/2016 garante ao pai e à mãe faltar ao trabalho um dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos de idade em consulta médica sem prejuízo do salário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário